quinta-feira, 24 de junho de 2010

ENTREVISTA COM A CINEASTA ANA PAULA TEIXEIRA

Hoje vamos conferir um pequena entrevista com a cineasta Ana Paula Teixeira, uma garota sonhadora e cheia de projetos para seus próximos filmes, como ela mesmo diz na entrevista.
Ana Paula participará pela primeira vez do maior Festival de Cinema do nosso Estado o Cine Ceará e nos conta como está sendo essa nova experiência, nos contará também como surgiu essa paixão pelo cinema e como ela vê a moda no cinema, leiam e confiram.

Ana Paula Teixeira

A Moda para todos: Como surgiu a vontade de fazer cinema?

Ana Paula Teixeira: cinema sempre foi uma grande paixão na minha vida. Agora, a decisão de produzir e dirigir documentários surgiu quando comecei a fazer o curso de jornalismo e me envolver cada vez mais com esse universo mágico das telonas. Apesar de gostar de assistir filmes de ficção, gosto de fazer documentários que retratem o cotidiano e a realidade das pessoas, gosto de dar voz aos “excluídos”, de mostrar os dois lados de cada história. E depois que a gente começa, não quer mais parar. Onde quer que eu vá hoje, sempre vejo as coisas de uma forma diferente, buscando captar as sensações, as impressões, o que está por trás do óbvio.

A Moda para todos: Quais as principais experiências que você viveu como cineasta?

Ana Paula Teixeira: Todas as minhas experiências como cineasta foram riquíssimas. Aprendi muito fazendo, na prática. Conheci bons profissionais, mas principalmente conheci gente admirável por esse Nordeste. Mas, o que mais me tocou mesmo foi conhecer a comunidade de anões de Itabaianinha (SE). Sou uma admiradora deles porque conseguem ser felizes, apesar das inúmeras dificuldades. São exemplos de vida.

A Moda para todos: Quais são as suas principais influências?

Ana Paula Teixeira: Minha influência vem muito do jornalismo verdade, apesar de não gostar da câmera nervosa e do sensacionalismo. Prefiro que os acontecimentos sejam captados pela câmera com o mínimo de interferência, para que as cenas possam traduzir a realidade de uma forma fidedigna. Também deixo os personagens à vontade não determinando seus discursos. E, além disso, tento ouvir sempre todos os lados de cada história, deixando as conclusões para o público.

A Moda para todos: Há diferença na sua visão como telespectadora depois da sua experiência como cineasta?

Ana Paula Teixeira: Sim. Quando a gente começa a fazer cinema começa a ver os filmes de uma forma diferente, buscando os melhores ângulos, os melhores diálogos, a melhor montagem, a melhor fotografia. Acaba sendo um aprendizado técnico, além de uma experiência de fruição cultural.

A Moda para todos: Quais são os próximos passos?

Ana Paula Teixeira: Tenho vários projetos fervilhando na minha mente, mas como não dedico meu tempo integral ao cinema, preciso focar agora na finalização do quarto vídeo, denominado “Dossiê Noronha”, um documentário que fala dos mais de cinco séculos de história do arquipélago de Fernando de Noronha.

A Moda para todos: Como você verifica a Moda no cinema?

Ana Paula Teixeira: Acho que é um nicho que poderia ser mais explorado no cinema. Gostei do filme de Coco Chanel e acho que muitas outras personalidades que marcaram a moda poderiam ter suas biografias registradas em vídeo. Hoje, o que percebo como consolidado é apenas a definição de figurinos para os personagens de acordo com a trama, mas pouca coisa que tenha como tema principal esse assunto.

A Moda para todos: Como você se sente com a exibição do seu filme no 20° Cine Ceará? Qual a importância destes festivais de cinema para você?

Ana Paula Teixeira: Como os meus filmes não são lançados como comerciais, os festivais são a melhor forma de distribuição/ exibição porque reúnem os profissionais da área, críticos de cinema, jornalistas especializados e um público que gosta realmente de cinema. Quando um filme meu é selecionado, já me sinto vitoriosa porque sei que centenas de pessoas terão acesso ao trabalho. Estou emocionada também porque é a primeira vez que participo do Cine Ceará, um festival consolidado como um dos maiores do país.


Confiram O Paraíso é isso no 20 Cine Ceará na Mostra - Olhar do Ceará no dia 27/06/2010 às 14 horas no Espaço Unibanco I - Centro Cultural Dragão do Mar, não percam o filme é espetacular, nos encontraremos lá.

Um comentário:

  1. Adorei a entrevista!
    Parabéns para Ana Paula por mais um passo conquistado. E Parabéns Manu pelo Blog que é maravilhoso.
    Beijoos
    Mariana

    ResponderExcluir